Teresa Teng - Toki No Nagare Ni Mi Wo Makase - 時の流れに身をま

domingo, 3 de outubro de 2010

Miyako Harumi (Pefril1)


Miyako Harumi, 59 anos, - nascida em 22 de fevereiro de 1948, na cidade de Kyuoto, com o nome de Kitamura Harumi - é uma das mais famosas cantoras do Japão. Ela participou do NHK Kouhaku Utagassen entre os anos de 1965 e 1984. Certa vez, assisti a um programa de música na TV japonesa com cantores estrangeiros cantando músicas enka. Uma das participantes disse algo que me tocou: Qualquer pessoa nesse mundo ficaria impressionada com as histórias de amor, despedida e agonia que são a principal inspiração do enka. Pois eles "contêm os problemas mais comuns que se referem às relações humanas." Ao ouvir esse comentário, tive a certeza de que o enka tem um enorme potencial para se tornar universalmente popular.

A cidade de Kyouto é bem diferente das outras grandes cidades do Japão pois tem uma aura mais tradicional, e alguns dizem que é o berço da cultura japonesa E foi exatamente nesse meio que nasceu a cantora, com forte influência cultural dessa região. Essa diversidade cultural onde a cantora esteve imersa durante toda a sua infância é que fez dela uma cantora particular, uma estrela única Uma das características mais marcantes desse virtuoso dom da cantora é o seu ’unari-bushi’, seu estilo próprio e inconfundível de cantar.

Uma curiosidade sobre a cantora é a origem de seu pai. Yi Jong Tack nasceu em 1904 numa cidade localizada a mais de 200 quilômetros a sudeste de Seul! Isso mesmo, o pai da cantora era coreano. A cidade onde ele nascera era famosa por sua produção de seda. Em 1940 ele vai para o Japão e se fixa em Nishijin, Kyouto, trabalhando em uma das inún Nishijin, Kyouto, trabalhando em uma das produça mais de 200 quil inftoraente popular.meras fábricas têxteis da região. Nessa época, a maioria dos estrangeiros no Japão tiveram que adotar nomes japoneses e Yi passou a se chamar Shoji Matsuda a fim de escapar do preconceito, muito forte à época contra chineses e coreanos. Ele acabou tendo sucesso nos negócios e em determinado momento, contratou 3 empregados, uma delas chamada Matsuyo Kitamura, por quem acabou se apaixonando. O pai de Matsuyo era contrário ao casamento devido ao preconceito contra outros povos asiáticos. Apesar disso, Harumi nunca sentiu o preconceito na pele pois grande parte de seus vizinhos eram filhos dessa mesma condição.


Fonte: Enka J-music

Nenhum comentário:

Postar um comentário