Sobre sua aposentadoria precoce, podemos destacar três principais motivos: primeiramente a cantora queria estar mais próxima a seu pai que aesta altura já tinha 80 anos de idade. Três anos depois seu pai veio a falecer. A segunda razão foram problemas 'conjugais'. Harumi casou-se com o cantor Hiroomi Asatsuki em 1978 e se divorciou em 1982 (apesar disso, eles viveram juntos por 16 anos). Cinco meses após o divórcio, noticou-se que ela estava vivendo com Ikko Nakamura, seu diretor. Acontece que Nakamura já era casado e prometera a Harumi que iria se divorciar. Por uma razão do destino, Nakamura não conseguiu que o divórcio fosse amigável . Apesar disso, Harumi ainda tinha um outro sonho, ter um bebê. Ela já tinha 36 anos e achava que seria sua última chance de ter uma criança, com Nakamura. Esse contexto tinha tudo a ver com a música que ela cantou no Kouhaku, Meoto Zaka que diz em uma parte se conseguirmos passar por isso, a felicidade estará esperando por nós. A última razão: ela queria ser uma obasan comum. Ela, apesar de todo o sucesso, não tinha experiência alguma com a vida 'como ela é', diária, cotidiana. Não sabia pegar um trem sozinha, pois cantava desde os 16 anos. Sua vida não era independente de jeito nenhum. Sua aposentadoria significava suaprópria ressurreição.
Ela retornou ao trabalho em maio de 1990 com uma guinada na carreira, uma tentativa de torná-la mais 'pop', uma vez que ela não gostava de ser rotulada como 'cantora de enka', o que, para ela, limitava a sua atuação artística. Suas novas músicas como Otaru Unga e Sennen no Koto . Essas novas músicas tinham a ver com a cantora. Ela começava a participar do processo de produção das músicas imprimindo seu' life style' nelas. Veio o momento em que sua vida e suas músicas finalmente foram conectados.
Nessas músicas percebe-se claramente a sua vida refletida. Por exemplo:
Otaru Unga: seu arranjo era para música pop. Frases que falam de sua vida: estar no lado errado dos quarenta (sua idade) e ouvindo Yesterday (dos Beatles), que remete às influências musicais dos anos 60.
Sennen no Koto: Kinugasa-Yama (um monte que fica perto da casa de seus pais); o som de tecer (o negócio de sua família); a música das estrelas (ensinada por sua mãe); jizo (um deus guardião das crianças); e a cidade eterna, Kyouto.
BIRTHDAY: composição de Aki Yoko e Uzaki Ryuudou, um casal de compositores mais conhecido por suas músicas de estilo mais pop. Por serem amigas Yoko escreveu a letra para Harumi, sobre seu'life style'.
Com essas músicas, ela abriu uma porta para mostrar ao mundo seu estilo de vida através de suas músicas.
Harumi é perfeccionista em suas músicas. Uma vez disse a um repórter: Eu não quero cometer nenhum deslize em minhas apresentações. Ainda mais depois do meu retorno.
Poucas pessoas sabem mas, a música de debut da cantora é Komaru no koto yo.
Fonte: Enka J-Music
Nenhum comentário:
Postar um comentário